O papiro de Ipuwer e as pragas do Egito – Luigi Benesilvi

(01/08/2024)

“Todos estão com sede de água; Há sangue por toda parte, o rio é de sangue; Eis que as árvores foram derrubadas e seus galhos arrancados; Eis que faltam grãos em todos os lugares; Os pássaros não encontram frutas nem ervas; Há gemidos em toda a terra, misturados com lamentos; Eis que muitos mortos são sepultados no rio, o rio se tornou sua sepultura e a sepultura se tornou um rio e aquele que sepulta seu irmão no chão está em toda parte; Tudo é ruína!; A terra está sem luz; Ouro, lápis-lazúli, prata, bronze, ágata e pedras preciosas, estão adornando pescoços de escravas.”

A transcrição acima faz parte do assim chamado “Papiro de Ipuwer”, cujo original está no Museu de Leiden, na Holanda. Nele, uma pessoa descreve uma série da catástrofes ocorridas no antigo Egito. Arqueólogos e historiadores divergem sobre a interpretação de que estaria descrevendo as 10 pragas que se abateram sobre o Egito na época do Êxodo, lá pelo século 15 antes de Cristo.

Ao assistir a entrevista do curador do museu sobre o significado do papiro, fiquei impressionado com os esforços que ele faz para negar que o autor esteja se referindo aos eventos ocorridos durante o êxodo dos hebreus. A entrevista faz parte de um documentário sobre o Êxodo, lançado em 2014, pelo historiador Tim Mahoney, que pode ser assistido legendado neste link.

Adiante estão algumas frases do papiro de Ipuwer a suas propostas conexões com eventos descritos na Bíblia.

1. “Há sangue por toda parte, eis que o rio é sangue”.

Êxodo 7:20-21 (ESV):

“Moisés e Aarão fizeram como o Senhor ordenou. À vista de Faraó e à vista de seus servos, ele levantou o cajado e feriu as águas do Nilo, e toda a água do Nilo se transformou em sangue. E os peixes do Nilo morreram, e o rio cheirava mal, de modo que os egípcios não podiam beber a água. Havia sangue em toda a terra do Egito.”

2. “Todos estão com sede de água.”

Êxodo 7:24 (ESV)

“E todos os egípcios cavaram poços ao longo do rio Nilo em busca de água para beber, pois não podiam beber a água do rio”.

3. “Eis que as árvores foram derrubadas e seus galhos arrancados.”

Êxodo 9:24 (ESV)

“O granizo derrubou tudo o que havia no campo em toda a terra do Egito, tanto homens como animais. E o granizo derrubou todas as plantas do campo e quebrou todas as árvores do campo.”

4. “Eis que falta grão por todos os lados.”

Êxodo 9:31 (ESV)

“O linho e a cevada foram derrubados, pois a cevada estava na espiga e o linho estava em brotos.”

5. “Os pássaros não encontram frutas nem ervas.”

Êxodo 10:15 (ESV)

“Os gafanhotos subiram por toda a terra do Egito e se estabeleceram em todo o reino, um enxame tão denso como nunca havia existido antes, nem nunca haverá novamente. Eles cobriram a face de toda a terra, de modo que a terra ficou escurecida, e comeram todas as plantas e todos os frutos das árvores que o granizo havia poupado. Nada verde restou, nem árvores e nem dos vegetais do campo, em toda a terra do Egito.  

6. “Há gemidos em toda a terra, misturados com lamentos.”

Êxodo 12:30 (ESV)

“E o Faraó se levantou de noite, ele e todos os seus servos e todos os egípcios. E houve um grande clamor, porque não havia casa onde alguém não tivesse morrido.”

7. “Eis que muitos mortos são sepultados no rio, o rio virou a sepultura, e o sepulcro se tornou rio, e aquele que sepulta seu irmão no chão está em toda parte”.

Números 33:4 (ESV)

“Os egípcios estavam sepultando todos os seus primogênitos, que o Senhor havia matado entre eles.”

8. “Tudo é ruína!”

Êxodo 10:7 (ESV)

“Então os servos do Faraó lhe disseram: Até quando esse homem será um estorvo para nós? Deixai ir os homens, para que sirvam ao Senhor seu Deus. Você ainda não entende que o Egito está arruinado?”

9. “A terra está sem luz.”

Êxodo 10:22-23 (ESV)

“Então Moisés estendeu a mão para o céu, e houve trevas em toda a terra do Egito por 3 dias. Eles não se viram, nem ninguém se levantou do seu lugar por 3 dias, mas todo o povo de Israel teve luz onde estava.”

10. “Ouro, lápis-lazúli, prata, bronze, ágata e pedras preciosas, estão adornando pescoços de escravas”

Êxodo 12:35-36 (ESV)

“O povo de Israel também fez o que Moisés lhes dissera, pois pediram aos egípcios joias de prata, ouro e roupas. E o Senhor tinha dado graça ao povo aos olhos dos egípcios, de modo que eles lhes deram o que pediram. Assim, eles saquearam os egípcios.”

Grupos religiosos, principalmente de evangélicos norte-americanos, se esforçam para provar que o autor trata realmente de eventos relacionados ao Êxodo e fazem a correlação das frases com eventos descritos na Bíblia, enquanto outros grupos se desdobram em negar qualquer tipo de evento relacionados ao Êxodo e negam a própria estadia dos hebreus no Egito.

A diferença de tratamento do assunto difere grandemente uns dos outros. Aqueles que defendem a descrição do papiro aos eventos do Êxodo, o fazem cautelosamente, quase como com ânsia que seja verdadeiro, usando palavras e frases condicionais.

Já os que negam a relação, fazem isso com veemência e até de forma agressiva. Isso fica evidente no documentário mencionado anteriormente, que pode ser assistido neste link. Um resumo do documentário pode ser lido neste outro link.

Como a cronologia do antigo Egito pode conter disparidades de séculos, são temerárias quaisquer afirmações ou negações sobre exatos períodos de tempo e sobre qual Faraó reinava durante os eventos da estadia dos hebreus no Egito.

Um caso exemplar, que explica esse comportamento, é o do arqueólogo austríaco Manfred Bietak, ex-chefe das escavações em Avaris, na região de Goshen, no delta do rio Nilo. Na entrevista de 2005, contida no documentário, ele nega de forma veemente que os semitas que ocuparam aquela localidade seriam israelitas.

Já numa entrevista mais recente, aposentado, ele explicou ter sido compelido a negar a existência de israelitas em Avaris, pois se a admitisse teria cancelada a licença de escavar o  local, pelas autoridades muçulmanas do Egito.

Luigi Benesilvi

-o-o-o-

Ir para a Página Principal do Blog
Bitchute: https://www.bitchute.com/channel/ZfQcA8z7Ld2O/

Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi

Rumble: https://rumble.com/user/Benesilvi

Twitter (X): @spacelad43

Contato: spacelad43@gmail.com