Informações básicas para quem pretende comprar Starlink – Luigi Benesilvi

(08/09/2025)

Segundo entendi deste vídeo explicativo sobre a rede Starlink e informações obtidas no Grok, a maioria dos clientes são gente de pequenas cidades, moradores de áreas rurais, caminhoneiros e proprietários de navios e aviões.

A Starlink não é competidora dos provedores de acesso via cabo à internet.

Eu tenho uma antena Starlink mini e ela só funciona na cobertura do prédio e assim mesmo só consigo pouco mais de 100 Mbps para download e menos de 5 Mbps para upload. No meu acesso a cabo da Claro, consigo facilmente mais de 600 Mbps para download e mais de 100 Mbps para upload.

Paguei 1440 reais pela antena, 600 reais por uma bateria e pago 190 pela assinatura mensal. Ela pode ser alimentada pela rede de energia elétrica, pela bateria do carro ou por uma bateria de 100 watts, no mínimo. No caso da bateria tem que usar um cabo menor, pois o que vem com a antena tem 15 metros e não consegue alimentá-la com energia suficiente.

Pelo que assisti, a antena normal, bem mais potente, que chamam de geração 4, tem quase as mesmas características da mini, mas também quase as mesmas limitações.

A antena da Starlink não funciona na janela ou varanda coberta de apartamentos, pois ela tem que ter uma visão do céu num cone de cerca de 110 graus de diâmetro. Para funcionar tem que ser num varanda sem cobertura, sem obstruções de outros prédios ou árvores.

Assisti vídeos de viajantes de carros e caminhões no interior de Goiás, manifestando satisfação com o uso da Starlink mini no teto do carro, em cima do painel dianteiro e sobre o porta-malas.

Três empresas já faliram na tentativa de prover acesso à internet via satélite: Irídium, Teledesic e Globalstar.

A tecnologia empregada pela Starlink é diferente das empregadas pelas 3 empresas falidas.

A Starlink usa uma rede de satélites que estão na altitude de cerca de 500 km, onde já estão em 2025 mais de 10 mil satélites de um total de cerca de 40 mil previstos até 2030.

Li que os clientes atuais já tornaram a starlink superavitária e segundo este link, o faturamento da Starlink está em torno de 15 bilhões de dólares por ano, com mais de 6 milhões de usuários em 141 países.

Tanto que a Amazon, de Jeff Bezos, está lançando seu próprio serviço de acesso à internet por satélite, que se chama “Constelation”.

Luigi Benesilvi

-o-o-o-

Ir para a Página Principal do Blog
Bitchute: https://www.bitchute.com/channel/ZfQcA8z7Ld2O/

Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi

Rumble: https://rumble.com/user/Benesilvi

Twitter (X): @spacelad43

Contato: spacelad43@gmail.com