Motivo de termos duas versões da Bíblia – Luigi Benesilvi

(05/03/2026)

Até o terceiro século antes de Cristo só havia uma versão da Torah, escrita em hebraico.

Lá pelo ano de 250 antes de Cristo, o rei do Egito, Ptolomeu II, encomendou a tradução para o grego os cinco primeiros livros da Torah, o chamado Pentateuco. Dizem que foram reunidos cerca de 72 eruditos para realizar a tradução. Mais tarde também os demais livros foram traduzidos para o grego e essa versão passou a ser chamada de Septuaginta (LXX), o número 70.

Essa era a Bíblia mais usada nos tempos de Jesus Cristo, já que o grego era a língua internacional mais falada no Oriente Médio naquela época.

As referências mencionadas nos Evangelhos são dirigidas à versão Septuaginta.

Só lá para o ano de 400 é que a Igreja Católica encomendou a São Jerônimo a tradução da Bíblia diretamente do hebraico para o latim, que mais tarde ficou conhecida como a versão “Masorética”. É dessa versão que a Bíblia foi traduzida para todas as outras línguas naquela época.

Na verdade, os especialistas afirmam que as duas versões são muito parecidas, havendo apenas algumas diferenças, que enfatizam o viés ideológico dos tradutores ou erros inadvertido de escrita.

Por exemplo, na versão Septuaginta, traduzida por eruditos Judeus, as referências ao Messias, enfatizam as tradições Judaicas, já na versão Masorética, as referências ao Messias, enfatizam a linhagem de Jesus Cristo.

Segundo os especialistas, as versões mais modernas da Bíblia têm redações, que incluem partes da versão Septuaginta, Masorética e também dos Pergaminhos do Mar Morto, também conhecidos como Pergaminhos de Qumran.

Então, atualmente temos a versão traduzida do original grego, a versão traduzida do hebraico para o latim e daí para outras linguas e agora surgem novas versões que incluem partes das duas versões anteriores, mais algumas redações introduzidas dos Pergaminhos do Mar Morto.

Li diversos artigos e assisti vários vídeos sobre a discussão das diferenças entre essas versões, como este vídeo e este outro vídeo, por exemplo e resolvi fazer esse resumo sobre o assunto.

Luigi Benesilvi

-o-o-o-

Ir para a Página Principal do Blog
Bitchute: https://www.bitchute.com/channel/ZfQcA8z7Ld2O/

Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi

Rumble: https://rumble.com/user/Benesilvi

Twitter (X): @pensa960

Contato: spacelad43@gmail.com