Superando Obstáculos no Caminho do Sucesso – Jordan Peterson

(17/09/2021)

Essas pessoas com as quais vocês se comparam, vocês não as conhecem muito bem. Significa que vocês veem seu exterior brilhante, mas não veem a realidade de suas vidas. Sempre há alguém com desempenho melhor que vocês, em qualquer coisa que vocês possam imaginar e se tudo o que vocês fazem é olhar para vocês no reflexo da luz deles, digamos que será muito depressivo.

Mas não é uma boa comparação, porque é perigoso comparar-se a outros, porque eles não são você e só Deus sabe os problemas que eles enfrentaram para estarem onde eles estão ou que fardos eles carregam agora, que você não sabe.

Mas certamente você pode comparar-se a si mesmo e isso é muito melhor. Essa é a única maneira de realmente medir qualquer coisa aproximadamente apropriada de melhorias.

Você pode saber se hoje está melhor do que ontem. E você pode realmente fazer isso e isso é uma coisa interessante. Você pode tornar-se um pouco melhor de alguma forma. Não sei se será a cada momento, mas certamente pode fazer isso diariamente.

Tenha cuidado com quem compartilha boas notícias, porque você deseja compartilhar boas notícias com gente que ficará genuinamente feliz por você,

Tenha cuidado com quem compartilha más notícias, porque isso é igualmente complicado. Você quer alguém que ouça você quando estiver com problemas e permita que você compartilhe sua dor com ele.

A beleza faz as pessoas serem mais elevadas. Eu diria que fazer amigos com a beleza é apresentar-se muito cuidadosamente a um dos mistérios da vida, que fazem valer a pena viver.

Nunca houve tempo melhor para maioria das pessoas estarem vivas hoje e o futuro, embora estejamos vulneráveis e coisas terríveis sempre possam acontecer, é difícil pensar que o futuro não seja positivo.

Estamos ficando tecnologicamente muito sofisticados e o mundo está mudando numa velocidade incrível. A única forma de administrar isso de maneira positiva é se cada um de nós ou quantos de nós for possível, sejam capazes de tomar sábias, cuidadosas e verdadeiras decisões.

Se fizermos isso, então, talvez as coisas possam continuar a melhorar. Não conseguimos fazer as pessoas ficarem em seus próprios pés e assumirem responsabilidades, se tudo for dado a elas e esse é o verdadeiro dilema.

Sabe, você talvez esteja na Califórnia e vê alguém na estrada com um Porsche conversível veloz e você pensa: “ó cara, que bastardo sortudo“. A verdade que importa é que ele pode estar pensando em jogar o caro automóvel no próximo pilar de concreto, o que ele pode estar perto de fazer.

Você não pode saber sobre a árdua vida das pessoas. Mesmo as pessoas que sejam comparativamente afortunadas podem ter vidas árduas.

O cenário ideal que você está observando, que faz você ficar com inveja e revoltado é em grande parte uma ilusão criada por sua própria mente.

Você tem que ser cuidadoso daquilo que tem ciúmes, porque você não sabe realmente como ele é.

Outro tipo de coisa que é útil é entender que você é diferente das outras pessoas e você não deve comparar-se a elas, porque elas não são iguais a você.

Elas não têm sua família. Elas não têm seu temperamento. Elas não têm seus problemas. Elas não têm suas habilidades. A única pessoa que as tem é você mesmo.

Uma das regras, acho que é a regra quatro, é comparar-se com o que você era ontem e não com alguém como é hoje e esse é um jogo que você pode vencer.

A possibilidade que você pode fazer-se um pouquinho melhor numa base contínua penso ser acessível a qualquer um. Penso que isso é equivalente a viver uma vida virtuosa.

Existe algo a dizer sobre virtude e verdade. Essa é uma coisa. Outra coisa é que notei em pessoas que foram sucessos fenomenais é que elas realmente fazem tudo o que podem para viverem uma vida verdadeira.

Você pode ter longos caminhos sangrentos por ser honesto. Você deve notar que há diferenças de inteligência. É realmente importante que se você vai a um emprego e você não é bom o suficiente para aquele emprego, você vai ter um sangrento e miserável tempo e você vai tornar a vida miserável para as pessoas em volta de você, porque você não será capaz de lidar com aquela posição.

Mas o que realmente quer fazer tanto quanto eu possa dizer, você quer maximizar suas chances para as duas coisas, sucesso e bem-estar.

Se você encontrar um nicho de ocupação no qual você tem a inteligência, que vai colocar você no quartil superior. Isso é perfeito. Então você é um peixe grande numa lagoa pequena.

E você não quer ser o cara mais idiota da sala é um lugar rude e sangrento para ser assim. E você provavelmente não quer ser o cara mais esperto da sala também, porque isso quer dizer que você deveria estar em outra sala.

Se você quer ser o melhor no que está fazendo, sem exceção, tem que ter um QI maior que 145 ou talvez 160, em algumas situações. Isso talvez o coloque como 1 pessoa entre 10 mil ou até como 1 entre 100 mil.

E também, para ser realmente bom nisso, provavelmente teria que ser razoavelmente tolerante ao stress e também consciencioso.

Por que será que as pessoas inteligentes estão no topo das hierarquias dominantes?

A resposta a isso, em parte, é porque chegaram lá antes, certo? O que quero dizer é que tudo é uma corrida, grosso modo. E quanto mais rápido você é, mais provavelmente você estará na dianteira do grupo.

Inteligência é em grande parte velocidade. Nem todas as vezes. Então, se você está indo em direção a algo difícil rapidamente, os mais velozes vão chegar lá primeiro.

Você tem que colocar algum esforço na sua vida e terá que ter motivação para fazer isso. Então quais são as fontes potenciais de motivação?

Você pode pensar a respeito nos grandes cinco modos da personalidade (Simpatia, extroversão, neuroticismo, conscienciosidade e abertura).

Se você sabe ser extrovertido vai querer fazer amigos, se você é simpático vai querer relações mais íntimas. Se é antipático, vai querer vencer competições. Se você é aberto, vai querer engajar-se em atividades criativas. Se você é muito neurótico, vai querer segurança.

Então essas são fontes potenciais de motivação, que você pode usar ou que pode adaptar para sua própria personalidade.

Há dimensões que você vai considerar em sua vida. Então pedimos às pessoas, que podem ter a vida do jeito que desejam em 3 ou 5 anos se cuidarem de sua vida apropriadamente.

O que você quer de suas amizades?

O que você quer de suas relações íntimas?

Como você quer estruturar sua família?

O que você quer para sua carreira?

Como vai usar seu tempo fora do emprego?

Como vai regular sua saúde física e mental?

E talvez com o uso de drogas e álcool?

Este é um bom lugar para tratar essas coisas. Isso se liga ao sistema de incentivo e recompensas. Sabe, já falamos do “dopamínico” sistema de incentivo e recompensa e isso é que mantém você indo para frente.

A maneira que funciona e funciona melhor se produz emoções positivas, quando pode sentir você se movendo em direção a uma meta valiosa.

Bem, quais são as implicações disso?

É melhor ter uma meta valiosa, porque de outra forma não terá qualquer causa de motivação.

As pessoas mais criativas falham na produção de seus produtos criativos e de monetizá-los. A posição normal de uma pessoa criativa é que ela vai falhar, porque é difícil criar algo novo. É difícil apresentá-lo ao mercado no momento certo e é difícil comercializá-lo.

Essas coisas são realmente muito difíceis. Então, o que os empreendedores bem-sucedidos fazem é que eles continuam fazendo isso, de novo, de novo, de novo, de novo, de novo.

E finalmente, se forem afortunados, uma de suas ideias chega no lugar certo, no momento certo.

Mesmo se sua ideia for boa, não quer dizer que vai ser bem-sucedida. Tem tantas coisas que devem ser levadas em consideração. Então, é por isso que a persistência e isso é parte de “conscienciosidade” é tão útil, assim como a persistência é útil, porque permite que você toque muitos experimentos e você tem que saber que a linha básica é a falha.

Isso é importante, porque de outra maneira vai culpar a você mesmo. Sabe, isso é útil porque existem algumas coisas que podem fazê-lo melhorar. Mas é muito difícil sair do zero e ir para o um.

Jordan Peterson

-o-o-o-

NOTA

O texto acima foi extraído das legendas deste vídeo, legendado e publicado no Youtube por Luigi Benesilvi. O vídeo original pode ser acessado neste link.

-o-o-o-

Ir para a Página Principal do Blog
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi

Rumble: https://rumble.com/user/Benesilvi

BitChute: https://www.bitchute.com/channel/ZfQcA8z7Ld2O/

Bomperfil.com@luigibenesilvi

Twitter: @spacelad43

Contato: spacelad43@gmail.com