O nazismo era capitalista ou socialista?
(22/02/2018)

Lendo as discussões a respeito do nazismo ser uma ideologia de esquerda ou de direita, deparei-me com dezenas de argumentações defendendo cada um dos lados e até alguns que defendem ter sido “de centro”, porque absorveu algumas partes das duas ideologias.

Happy-Nazi-Child

Chamou-me a atenção o fato de que quase todos analisam o nazismo à luz dos conceitos atuais de esquerda e direita. Um deles argumenta até que o nazismo era de direita porque não se preocupava com “igualdade”, “inclusão social” ou ”diversidade” e outras bandeiras típicas da esquerda do século 21.

A verdade é que antes da metade do século 20, o debate era apenas entre socialismo e capitalismo e não tinha nada dessas coisas de “inclusão social”, “ideologia de gênero”, “ambientalismo”, “globalismo” e “diversidade”. Só com o passar do tempo é que as ideologias foram sendo adaptadas e radicalizadas, com o capitalismo sendo chamado “de direita” e o socialismo “de esquerda”.

Capitalismo era representado tipicamente como tendo interferência mínima do estado, livre mercado, liberdade de expressão e manifestação, política multipartidária, livre iniciativa, independências dos poderes, direito de posse de armas, empreendedorismo e garantias individuais.

Socialismo era caracterizado pela máxima interferência do estado, partido único, controle da imprensa, controle dos meios de produção e economia, justiça e parlamento politizados, propriedades estatizadas e liberdades individuais limitadas.

O nazismo tinha um único partido, liberdades e iniciativas individuais limitadas, economia supercontrolada, política e parlamento politizados, controle dos meios de produção, meios de comunicação controlados e rígido controle de armas.

Desde a subida de Hitler ao poder em 1933, os nazistas alemães e os comunistas russos tinham um estreito relacionamento, tendo a revolução russa inspirado os nazistas nas técnicas de doutrinação das massas, principalmente nas técnicas de propaganda. O relacionamento só foi quebrado com a invasão da Rússia pelos nazistas em junho de 1941.HitlerStalin propaganda

Os grandes vencedores da segunda guerra mundial foram os Estados Unidos e a União Soviética. A Inglaterra estava devastada e lutava apenas para não perder ainda mais o controle de suas rebeldes colônias. A França teve participação apenas simbólica.

Os Estados Unidos eram um país capitalista governado desde 1933 por presidentes liberais do partido Democrata (Franklin Roosevelt e Harry Truman) e a União Soviética pelo ditador comunista Joseph Stálin.

Os governos instalados nas derrotadas Alemanha e Itália eram coalizações de partidos que haviam lutado contra o nazismo e o fascismo e incluíam inclusive partidos comunistas. Do fim da segunda guerra até os dias de hoje os governos alemães são sempre formados por coalizações de partidos de esquerda.

Como então explicar à população que haviam lutado e vencido um ditador socialista?

Para sorte deles, dois países europeus que permaneceram neutros durante a guerra, Portugal e Espanha, eram governados por ditadores fascistas, aparentemente simpatizantes de Adolph Hitler. A Espanha, governada pelo ditador Francisco Franco, havia inclusive recebido grande ajuda de Hitler na sua vitoriosa luta contra os comunistas na guerra civil de 1936.

A reconstrução da Europa devastada pela guerra, necessitava de grande interferência dos governos, por isso houve muito interesse e conveniência em caracterizar o nazismo e o fascismo como ideologias cruéis e autoritárias de extrema-direita, para ajudar a estimular e unificar a população.

Como todos nós sabemos, para os esquerdistas não existem regimes ditatoriais autoritários socialistas e os que eventualmente existiram foram causados por “distorções” do verdadeiro socialismo.

                                                Luigi B. Silvi

Ir para a Página Principal do Blog
Contato: spacelad43@gmail.com
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Twitter: @spacelad43

Assuntos Relacionados:
Assassinatos do Nazismo, Fascismo e Comunismo:
https://pensa960.wordpress.com/2017/12/23/assassinatos-do-fascismo-e-comunismo-walter-e-williams/
Breve História do Coletivismo:
https://blogdoluigib.blogspot.com.br/2016/10/breve-historia-do-coletivismo.html
Nazis & Communists: Ideological Bedfellows:
https://www.thenewamerican.com/culture/history/item/4667-nazis-communists-ideological-bedfellows