A Queda de Roma – Como Sua Cultura Foi Preservada e Destruída – Robert Ossenblock
15 de Abril de 2018
Foi no ano de 476 que o Império Romano do Ocidente caiu e as forças ostrogodas saquearam a cidade de Roma. Odacir foi o novo imperador das significativamente reduzidas terras de Roma e arredores.
Temos aqui um exemplo de um grande império que colapsou e foi tomado por hordas “bárbaras” (i.e., povos não pertencentes a uma das grandes civilizações ocidentais, grega, romana ou cristã). A pergunta então se torna, o que aconteceu à vida em Roma depois que os invasores tomaram o trono?
Do Odacir Bárbaro ao Odacir em Roma
Francamente, não mudou muita coisa para os romanos. O Império Romano já havia tido imperadores bárbaros durante séculos, pois Roma permitia aos bárbaros fazerem parte do exército, onde eles podiam ascender nas fileiras até se tornarem generais. Tão logo se tornavam generais poderosos, ficava fácil reclamar o trono.
Imperadores romanos geralmente governavam por curtos períodos de tempo e nunca conseguiam formar dinastias duradouras. Odacir pode ter sido considerado historicamente o primeiro imperador bárbaro, mas Roma já tivera muitos imperadores bárbaros antes dele.
Entretanto, culturalmente, esses imperadores e mesmo o próprio Odacir, se tornavam mais romanos do que bárbaros. Sem dúvida, houve muitas influências culturais bárbaras, como, por exemplo, o uso de calças, embora os bárbaros enxergassem os romanos com grande admiração.
Roma era a superpotência do mundo ocidental e mesmo que tenham odiado os romanos, eles tinham grande respeito pela cultura romana e até adotaram o sistema legal romano.
Nosso código legal foi criado em base do direito romano. É um sistema legal que aplica a justiça igualmente para todos, no qual as leis são escritas para serem aplicadas a qualquer pessoa que cometa crimes. Ele é diferente de sistemas legais baseados em religião, ou nas opiniões correntes de cada chefe tribal.
Roma conquistou os bárbaros germânicos, mas muito antes de sua queda, a própria Roma já havia sido conquistada internamente por aqueles mesmos bárbaros germânicos.
Podemos ver isso como um exemplo de como uma cultura pode sobreviver após ser conquistada por estrangeiros, desde que esses conquistadores desejem respeitar a cultura dos conquistados. A cultura romana sobreviveu porque os bárbaros permitiram isso.
A Queda do Oriente
Entretanto… A história foi bem diferente para o Império Romano do Oriente. Depois da queda do Império Romano Ocidental o Império Oriental continuou existindo por quase um milênio.
Constantinopla só caiu em 1.453, tendo sido antes saqueada apenas uma vez e brevemente durante a quarta Cruzada, em 1.202. O Império Romano do Oriente tinha praticamente a mesma cultura do Império Ocidental. Uma parte dessa cultura era o Código Legal Romano, que até havia sido expandido pelo imperador Justiniano.
Mudanças de Leis
Além da queda de Constantinopla significar o fim do uso do Código Legal Romano naquela região, significou também sua substituição por uma versão da Sharia (Lei Islâmica), implementada pelos otomanos.
Os otomanos eram muito diferentes dos ostrogodos na forma como viam os romanos. Para os otomanos, os romanos não mereciam respeito, pois não abraçaram voluntariamente a fé do Islã. Eles estavam enfraquecidos e não inspiravam qualquer admiração dos muçulmanos, que acreditavam em sua própria superioridade sobre eles.
Nossa Cultura Atual
Atualmente, a Europa está unida em torno da história cultural romana e um exemplo disso é o Código Civil Romano adotado por todas as nações europeias. A Turquia, por outro lado, possui uma cultura distintivamente diferente; uma cultura mais aproximada daquela dos países islâmicos do Leste.
Então, qual é a lição que temos aqui? Culturas são somente preservadas após uma invasão se os conquistadores desejarem respeitar a cultura das nações invadidas. Quando falta esse desejo, a cultura local vai desaparecer na obscuridade em pouco tempo. Além do mais, uma cultura só pode ter esperança de sobreviver se a população local estiver disposta a mantê-la.
-o-o-o-o-o-
Por ROBERT OSSENBLOK
A versão original do texto acima pode ser acessada no link
https://voiceofeurope.com/2018/04/the-fall-of-rome-how-its-culture-was-preserved-and-destroyed/#.WtNbrzRPsbQ.twitter
Ir para a Página Principal do Blog
Contato: spacelad43@gmail.com
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Twitter: @spacelad43