A Verdade Sobre Jerusalém – Danny Ayalon
(21/05/2018)

Alguns clamam que Jerusalém é uma cidade ocupada. Admitem que uma vez ela foi a cidade capital do povo Judeu, mas argumentam que perdeu esse título há uns dois mil anos, depois que foi destruída e seus habitantes judeus foram exilados.

Jerusalém 1Dizem que em 1967 os Judeus apareceram e tomaram Jerusalém do povo palestino. Nesse caso, por que o Presidente Donald Trump quis mudar a embaixada dos EUA para Jerusalém?

Aqui está a verdade sobre Jerusalém e o povo Judeu.

Jerusalém foi a capital do Império Judeu estabelecido pelo Rei David há 3 mil anos. O filho dele, o Rei Salomão, construiu o primeiro templo no lugar onde, de acordo com a tradição, ocorreu o Sacrifício de Isaac por Abrahão 1.000 anos antes.

Os babilônios destruíram o templo e exilaram os Judeus, mas os Judeus retomaram logo. 500 anos mais tarde, os romanos destruíram o segundo templo. Mas isso acabou com a conexão dos Judeus com Jerusalém?

A resposta é: um retumbante NÃO!

Nos 2 mil anos seguintes, impérios vieram e foram embora, conquistaram, colonizaram e ocuparam Jerusalém, mas nunca a tornaram sua capital, enquanto os Judeus, povo original de Jerusalém, continuaram vivendo lá e retornando a Jerusalém, apesar das agruras e perigos envolvidos.

Jerusalém 2Mil anos atrás, o escritor árabe Muqaddasí, reclamava que os Judeus constituíam a maioria da população de Jerusalém. Os Judeus permanecem sendo a maioria também nos tempos modernos, como foi documentando pelo cônsul britânico em 1864.

E Jerusalém foi sempre o centro da vida dos Judeus, mesmo para aqueles que vivem muito longe, pelos quatro cantos da terra. Dias especiais de jejum e rituais, pesar pela destruição da cidade e orações diárias, expressam a esperança de um completo retorno.

No Islã, religião estabelecida somente há 1400, Jerusalém nunca foi tão sagrada como Mecca e Medina. De fato, Jerusalém sequer é mencionada no Corão. Compare isso com as 669 vezes que Jerusalém é mencionada na Bíblia Judaica. Mesmo os muçulmanos no Monte do Templo, dão as costas para Jerusalém, e se voltam para Mecca, quando fazem suas preces.

Jerusalém 4Seja na América, Rússia, Iraque ou Irã, a direção das preces para os Judeus sempre foi Jerusalém, a força unificadora e o coração e a alma do povo Judeu. Então, o que realmente aconteceu em 1967?

Antes de tudo, não havia uma entidade chamada “palestina”.

Em 1948, a Jordânia conquistou a parte Leste de Jerusalém, dividindo a cidade e expulsando os Judeus. Destruiu as casas deles, sinagogas e cemitérios. O lado Oeste foi restabelecido como a capital de Israel, enquanto a capital da Jordânia continuou sendo Amã.

Então, em 1967, numa guerra defensiva, o Estado Judeu liberou e unificou sua histórica cidade Capital. O que aconteceu desde então? Israel transformou Jerusalém numa cidade vibrante e a cidade de todas as nações, estabelecendo a liberdade de culto para todos os povos e religiões.

Jerusalém 3Então, por que o Presidente Trump quis mudar a embaixada para Jerusalém?

A pergunta real é: Por que demorou tanto?

                                                   Danny Ayalon

-o-o-o-o-o-o-

Este texto foi extraído das legendas do vídeo “A Verdade Sobre Jerusalém – Danny Ayalon”, legendado por mim e disponível no Youtube neste link.

-o-o-o-o-o-o-o-

Ir para a Página Principal do Blog
Contato: spacelad43@gmail.com
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Twitter: @spacelad43