Explicação Simplificada do Marxismo Cultural – Ricardo Gomes
(29/08/2018)

Tem gente falando que o marxismo cultural é a grande tendência da esquerda nos dias de hoje. Vamos entender o que é isso.

Marx e Gramsci 2Karl Marx dizia que existe uma infraestrutura na sociedade que sustenta o resto do que nós chamamos cultura de uma sociedade.

Marx dizia que as relações econômicas é que determinavam a moral, as relações políticas, o direito de uma sociedade, o seu modelo de família, a religião, assim como a arte.

Marx dizia que existe na economia a classe dos capitalistas e a classe dos proletários. Vamos promover o conflito entre elas e derrubando o modelo capitalista de produção, cairá também toda a cultura ocidental, isto é: a moral burguesa, a arte burguesa e assim sucessivamente.

Marx focava, portanto, sua teoria da sociedade no conflito entre classes, que são agentes econômicos.

Marx e GramsciNo século 20, um pensador italiano chamado Antônio Gramsci, entendeu que, na verdade, o triângulo de Marx é ao contrário. O que Marx entendia ser a estrutura superior, é na verdade o que dá sustentação à economia capitalista.

Gramsci disse: a moral, a estética, o direito, a família, a religião, são parte da ciência burguesa que sustenta o modelo da economia capitalista. Isso fez com que toda a esquerda moderna mudasse sua estratégia e passasse a gerar conflitos, não entre os agentes econômicos, mas sim entre os agentes de cada um desses aspectos.

Passaram a gerar um conflito na moral, um conflito no direito, um conflito na família, um conflito na estética, um conflito religioso, um conflito científico e assim sucessivamente.

E quando todos esses conflitos no campo cultural estivessem concluídos, o modelo econômico capitalista seria destruído. Por isso nós falamos hoje no marxismo cultural, que primeiro quer destruir a cultura ocidental, para depois derrubar o modelo de produção capitalista.

Por isso, quando a esquerda defende minorias, não está defendendo direitos individuais, ela está querendo promover micro conflitos para derrubar o sistema capitalista e promover o socialismo.

Ricardo Gomes MarxIsso é muito diferente da defesa de direitos individuais, feita por um liberal, que afeta as minorias, da defesa de grupos minoritários feita pela esquerda.

                                     Ricardo Gomes

Este texto foi transcrito do vídeo da palestra do Professor Ricardo Gomes, disponível neste link do Youtube.

Ir para a Página Principal do Blog
Contato: spacelad43@gmail.com
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Twitter: @spacelad43