Ensinamentos do livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu
(30/08/2021)
Sun Tzu foi um general, estrategista e filósofo chinês e principal nome relacionado a escola militar de filosofia chinesa. Ele é mais conhecido por seu tratado militar “A Arte da Guerra”.

Relacionados abaixo estão alguns ensinamentos extraídos do tratado militar que ele escreveu no século sexto antes de Cristo.
- Se conhece o inimigo e a si mesmo, não tema o resultado de cem batalhas. Se se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota. Se não conhece nem o inimigo nem a si, perderá todas as batalhas.
- A arte da guerra é uma questão de vida ou morte, um caminho para a segurança ou para a ruína. Em nenhuma circunstância deve ser negligenciada.
- O mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar. A glória suprema é derrotar o inimigo sem lutar.
- Apenas gostar ou usar muito de palavras não basta, é preciso saber transformá-las em atos e ações.
- Preparar iscas para atrair o inimigo, fingir desorganização e depois esmagá-lo. Quando está perto, faça o inimigo acreditar que está longe. Se ele for superior, evite o combate imediato. Se ele for temperamental, procure irritá-lo. Apareça quando não estiver sendo esperado.
- Quando os emissários do inimigo são lisonjeiros, desejam uma trégua ou quando, sem prévio acordo, pedem trégua, é porque estão arquitetando alguma coisa contra você.
- O tempo vale mais do que superioridade numérica.
- Será vencedor quem souber quando e como lutar, não lutar, manobrar, preparar, e quem tiver capacidade militar, não sofrendo a interferência do soberano.
- O guerreiro inteligente não apenas vence, mas vence sem dificuldades.
- O guerreiro vence combates não cometendo erros, pois conquista um inimigo já derrotado.
- O guerreiro hábil põe-se numa posição que torna a derrota impossível e NÃO perde a oportunidade de aniquilar o inimigo.
- Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco do inimigo e ataque aí com a sua maior força.
- Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.
- Quem ocupa primeiro o campo de operações, esperando o inimigo, é aquele que se garante em posição de força; o que chega depois, lançando-se ao combate, já está enfraquecido.
- Para poupar suas forças, quando tiver o inimigo cercado e derrotado, conceda-lhe uma saída honrosa, caso contrário ele terá que lutar até a morte e suas forças também sofrerão perdas preciosas.
-o-o-o-
Ir para a Página Principal do Blog
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Rumble: https://rumble.com/user/Benesilvi
BitChute: https://www.bitchute.com/channel/ZfQcA8z7Ld2O/
Bomperfil.com: @luigibenesilvi
Twitter: @spacelad43
Contato: spacelad43@gmail.com