A ocultação das mulheres no Afeganistão – Peter Townsend
(11/11/2022)
De onde o Talibã tira suas ideias?

“As mulheres devem ser vistas, mas não ouvidas?”
De acordo com o Talibã, não!
Parece que o desejo deles é que as mulheres sejam totalmente invisíveis. Nas últimas duas semanas, o “Ministério Afegão para a Prevenção do Vício e Promoção da Virtude” aumentou drasticamente a pressão sobre as mulheres para que elas desapareçam da vida pública.
Há cerca de duas semanas, eles as proibiram de frequentar academias. Esta semana, foi publicado um edital declarando que as mulheres estão proibidas de frequentar parques e feiras de diversão.
Curiosamente, enquanto a mídia ocidental está relatando esses eventos, parece haver muito pouca curiosidade sobre o que poderia estar motivando isto. Suspeito que isso seja porque as respostas podem não ser do agrado de todos.
A primeira coisa a notar é que o “Ministério para a Prevenção do Vício e Promoção da Virtude” não copiou seu nome do livro “1984”, de George Orwell. Em vez disso, o nome é baseado em uma frase escrita cinco vezes no Corão. Por exemplo, o Corão 3:110 diz aos muçulmanos: “Vocês são a melhor comunidade jamais criada pela humanidade – vocês encorajam o bem, proíbem o mal e acreditam em Allah”.
Portanto, é claro que o Talibã acredita que o que eles estão fazendo às mulheres sob seu controle está de acordo com os mais altos padrões do que é exigido dos crentes em Allah.
Por que seria isso?
Entre as muitas respostas possíveis está o simples fato de que Maomé ensinou que as mulheres são ativamente prejudiciais aos homens pelo próprio fato de sua presença:
“É relatado por Usama ibn Zayd que o Profeta, que Deus o abençoe e lhe conceda a paz, disse: “Eu não deixei depois de mim um julgamento mais prejudicial aos homens do que as mulheres”. (Sahih Bukhari 7:62:33)

Como não muçulmanos, somos obviamente livres para lamentar esse sentimento. Entretanto, não podemos culpar o Talibã por sua aplicação consistente dos princípios islâmicos. Se você quer viver uma vida autenticamente islâmica, e o próprio profeta ensinou que as mulheres são prejudiciais, então retirá-las da vista pública é apenas uma ação lógica.
É claro que nos afastamos de ideias como essa, mas precisamos levar a sério o fato de que elas estão profundamente enraizadas no tecido do Islã. Somente quando fazemos isso, podemos ter um debate aberto e honesto sobre o lugar do Islã na sociedade do século 21.
Cordiais cumprimentos,
Peter Townsend
-o-o-o-
NOTA
O texto acima foi traduzido de uma “Newsletter” recebida por e-mail do estudioso do Islã, Peter Townsend.
Luigi Benesilvi
-o-o-o-
Ir para a Página Principal do Blog
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Rumble: https://rumble.com/user/Benesilvi
Bomperfil.com: @luigibenesilvi
Twitter: @spacelad43
Contato: spacelad43@gmail.com