Professor Alerta Estudantes Contra “Pensamento de Grupo e Conformismo”

(30/08/2017)

Um professor da Universidade de Princeton que assinou uma carta aberta [versão traduzida mais adiante] encorajando os calouros a “pensarem por si próprios” disse no programa “Tucker Carlson Tonight”, da Fox News, que “você não vai encontrar a verdade sendo conformista“.Professors Princeton

Estamos dizendo aos nossos estudantes para não aderirem ao pensamento de grupo”, disse o Professor Robert P. George. “Você deve procurar a verdade. Isso é tudo para o que a universidade serve. Aprender a procurar a verdade e o aprendizado vai tornar você um buscador da verdade por toda a vida“.

George, um professor de política e jurisprudência é um dos 16 membros das universidades de Princeton, Harvard e Yale, que assinaram uma carta aberta alertando a classe de 2021 sobre os perigos de “cair no vício do conformismo” no campus universitário.

No ambiente atual, é muito fácil permitir que sua visão e perspectivas sejam formatadas pela opinião dominante no campus ou na mais ampla cultura acadêmica”, diz uma parte da carta. “Em muitos colégios e universidades … ela leva os estudantes a suporem que as visões dominantes são obviamente corretas e que somente um intolerante ou encrenqueiro se atreveria a questioná-las”.

Epítetos como ‘intolerante’ são muito usados para silenciar um debate”, afirma George. “Isso é equivalente a dizer que a conversa terminou porque a Bíblia diz. … Da mesma forma com que acusaríamos alguém que tenta acabar uma conversa daquele jeito, de estar sendo fundamentalista. Também temos frequentemente o fundamentalismo secular nos dias de hoje; gente que por causa de suas crenças sobre casamento de parceiros de mesmo sexo ou aborto … querem acabar um debate ou uma discussão chamando os outros com aqueles rótulos”.

 “Estamos tentando dizer aos nossos estudantes para que não caiam na armadilha. Não tolerem isso”, acrescenta George. “Certamente não a pratiquem. Mas não permitam a si próprios serem intimidados e constrangidos por aqueles que a praticam. Eles são todos uns bitolados”.

                                             -o-o-o-o-o-o-o-

        CARTA ABERTA AOS CALOUROSgroupthink

Algumas Ideias e Conselhos para os Estudantes

Agosto 29, 2017

Nós conferencistas e professores de Princeton, Harvard e Yale, temos algumas ideias para compartilhar e conselhos para oferecer aos estudantes que ingressam em colégios em todo o país. Nosso conselho pode ser resumido em algumas frases:

Pense por si próprio.

Isso parece ser fácil, mas você vai descobrir – como já pode ter descoberto no colégio – que pensar por si próprio pode ser desafiador. Isso sempre demanda autodisciplina e nos dias de hoje também requer coragem.

No ambiente atual é muito fácil permitir que suas visões e perspectivas sejam moldadas pela opinião dominante no campus ou na mais ampla cultura acadêmica. O perigo que qualquer estudante – ou membro da faculdade – enfrenta atualmente é cair no vício do conformismo, aderindo ao pensamento de grupo.

Em muitos colégios e universidades, o que John Stuart Mill chamou de “a tirania da opinião predominante” faz mais que meramente desencorajar os estudantes a divergirem das predominantes visões de moralidade, política e outros tipos de assuntos. Isso leva à suposição de que as visões dominantes são tão obviamente corretas que somente um intolerante ou encrenqueiro se atreveria a questioná-las.

Como ninguém que ser, ou pensar como, um intolerante ou um encrenqueiro, a maneira mais fácil, a maneira de menor esforço de comportar-se é simplesmente alinhar-se à ortodoxia do campus.

 Não faça aquilo. Pense por si próprio.

Pensar por si próprio significa questionar as ideias dominantes mesmo que outros insistam que sejam tratadas como inquestionáveis. Significa decidir no que vai ou não acreditar e não se conformar pelas opiniões da moda, mas dar-se o trabalho de aprender e honestamente considerar os argumentos mais fortes em todos os lados do assunto – inclusive os argumentos de posições que outros rejeitam e estigmatizam e contra as posições que outros que querem imunizar contra investigações críticas.

O amor pela verdade e o desejo de encontrá-la devem motivar você a pensar por si próprio. O ponto central da educação escolar é procurar a verdade, aprender habilidades e adquirir as virtudes necessárias para ser um buscador da verdade por toda a vida. A abertura da mente, o pensamento crítico e o debate são essenciais para a descoberta da verdade. Mais ainda, elas são os melhores antídotos contra o preconceito.

O dicionário “Merriam-Webster” apresenta como primeira definição da palavra “intolerante” como a de uma pessoa “obstinada e intolerantemente devotada para suas próprias opiniões e preconceitos”.

As únicas pessoas que temem a investigação de mente aberta e o debate robusto são as verdadeiramente intolerantes, incluindo aquelas dos ambientes acadêmicos ou na sociedade mais ampla, que procuram proteger a hegemonia de suas opiniões, proclamando que questionar aquelas opiniões é por si próprio uma demonstração de intolerância.

Então, não seja tiranizado pela opinião predominante. Não seja pego na armadilha da câmera de eco. Mesmo que você no final rejeite ou abrace uma visão, assegure-se que você próprio decida com qual posição você fica, pela abordagem crítica dos argumentos para todas as posições antagônicas.

Pense por si próprio
Boa sorte para você na faculdade

Paul Bloom
Brooks and Suzanne Ragen Professor of PsychologyYale University
Nicholas Christakis
Sol Goldman Family Professor of Social and Natural ScienceYale University
Carlos Eire
T. Lawrason Riggs Professor of History and Religious StudiesYale University
Maria E. Garlock
Professor of Civil and Environmental Engineering and Co-Director of the Program in Architecture and EngineeringPrinceton University
David Gelernter
Professor of Computer ScienceYale University
Robert P. George
McCormick Professor of Jurisprudence and Director of the James Madison Program in American Ideals and InstitutionsPrinceton University
Mary Ann Glendon
Learned Hand Professor of LawHarvard University
Joshua Katz
Cotsen Professor in the Humanities and Professor of ClassicsPrinceton University
Thomas P. Kelly
Professor of PhilosophyPrinceton University
Jon Levenson
Albert A. List Professor of Jewish StudiesHarvard University
John B. Londregan
Professor of Politics and International AffairsPrinceton University
Michael A. Reynolds
Associate Professor of Near Eastern StudiesPrinceton University
Jacqueline C. Rivers
Lecturer in Sociology and African and African-American StudiesHarvard University
Noël Valis
Professor of SpanishYale University
Tyler VanderWeele
Professor of Epidemiology and Biostatistics and Director of the Program on Integrative Knowledge and Human FlourishingHarvard University
Adrian Vermeule
Ralph S. Tyler, Jr. Professor of Constitutional Law  – Harvard University

-o-o-o-o-o-o-

Ir para a Página Principal do Blog
Contato: spacelad43@gmail.com
Canal do Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Twitter: @spacelad43