VERDADE INCONTESTÁVEL – Luigi B. Silvi
(05/10/2017)  

 Incontestável: narrativa que não pode ser objeto de contestação, que não se pode pôr em dúvida ou em questão.

Carros capotado.

 Se um alguém lhe disser ter ocorrido um acidente na esquina, no qual duas pessoas ficaram feridas, ao passar adiante a informação você, como muitas pessoas, repetiria o que ele disse, sem mencioná-lo, dizendo: “houve um acidente na esquina no qual duas pessoas ficaram feridas”.

Esta afirmação não é uma verdade irredutível, pois não temos certeza se o acidente foi mesmo na esquina e tampouco se houve feridos. Sequer sabemos se a pessoa viu realmente o acidente ou está passando a informação adiante após tê-la ouvido de outra pessoa. A verdade incontestável seria dizer que “uma pessoa nos disse ter ocorrido um acidente na esquina, no qual duas pessoas ficaram feridas”.

Muitas vezes assumimos como incontestáveis informações fornecidas por terceiros, sem confirmação e as passamos adiante até mesmo em documentos formais assinados. Pior que isto, muitas vezes passamos adiante informações completamente infundadas pela falta de citação da fonte e da forma como foi obtida. Por exemplo, é mais correto dizer “não recebi sua correspondência” do que “você não me enviou a correspondência“, pois é possível que tenha sido realmente enviada e você ainda não a tenha recebido, por algum problema de transporte.

Uma segunda-feira pela manhã perguntei ao gerente de informática se os serviços programados para o fim de semana haviam sido executados em ordem e ele prontamente informou que sim.  Perguntado como sabia, disse não lhe haverem reportado anormalidade alguma, logo tudo tinha ocorrido de acordo com o previsto na sexta-feira.  Infelizmente nada tinha sido feito no fim de semana, pois ainda na sexta-feira à noite houve um problema insuperável na primeira rotina, tendo tudo sido cancelado e ninguém lembrou de registrar o evento e nem informar seus superiores.

Em administração a falta de notícias, infelizmente, não significa boas notícias.  Pelo contrário, quase sempre significa que um elo importante da supervisão falhou completamente e os serviços não foram feitos. A cadeia de comunicação gerencial é muito frágil e frequentemente falha, principalmente quando existem atrasos no cronograma e as coisas não estão funcionando bem, pois temos a tendência de esperar até a conclusão satisfatória do projeto para informar seu andamento na esperança de evitar aborrecimentos antecipados.

Ao preencher um relatório de atividades ou passar adiante uma informação lembre de citar a fonte, incluindo datas, horários, volumes e circunstâncias, sempre que possível. Mandar verificar o mesmo assunto por outra fonte é uma medida conveniente de cautela para assuntos de alta relevância.

Desconfie e não passe adiante informações genéricas, sem dados objetivos do tipo: tudo foi feito, o pedido foi atendido, realizado como sempre, o projeto foi concluído, etc.  Informações com dados materiais objetivos têm mais credibilidade.

Atualfake-newsmente, com a facilidade de publicação de informações pelas redes sociais e blogs, temos visto muitas notícias falsas, as tais “fake news”, informando sobre acontecimentos inexistentes. Temos que ter mais cuidado ainda para não passar adiante informações falsas, que podem prejudicar pessoas e empresas.

Ficou até mais importante citar a fonte e, se possível, o link do jornal online ou blog de onde obteve a informação sobre a qual está fazendo comentários. Também é possível anexar a imagem da notícia. Colocar datas nos comentários também é uma ação conveniente. Às vezes republicam notícias antigas sem mencionar a data e muita gente acaba passando-as adiante como se fossem atuais.

Evite assumir como verdadeira informação de terceiros. Use uma ferramenta de pesquisa na internet para verificar a fonte original ou outra fonte, lembrando de citá-las em seus comentários ou críticas.

O fato de ver a notícia num jornal tradicional ou no noticiário na televisão não significa que a informação é verdadeira, pois geralmente são editadas, removendo partes contrárias à linha ideológica do meio de comunicação.

                                                                         Luiz B. Silvi

 

 Ir para a Página Principal do Blog
Contato: spacelad43@gmail.com
Canal do Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Twitter: @spacelad43