Espectro Político dos Candidatos e dos Eleitores
(28/06/2018)

“Para mim, o candidato tem que ser respeitoso, ter simpatia e compaixão, falar educadamente, sem grosserias; não ser homofóbico, misógino ou xenofóbico; deve mostrar cultura e civilidade; deve ter a mente aberta a novas ideias”.

Isso eliminaria de cara Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, nas eleições brasileiras e Donald Trump, nas norte-americanas.

Espectro Político AparenteMinha amiga praticamente só citou características comportamentais dos candidatos, sem referências a qualquer proposta de plano de governo em relação à economia, ensino, segurança, infraestrutura e saúde.

Essa posição motivou-me a elaborar alguns critérios para identificar o posicionamento político dos candidatos à Presidência do Brasil em 2018.

Publiquei nas redes sociais uma imagem, com os nomes dos candidatos e sua aparente posição ideológica.

Essa imagem foi produzida pela análise do posicionamento de cada candidato frente a cinco parâmetros:

  1. Legislação Rigorosa;
  2. Costumes Conservadores;
  3. Economia de Livre Mercado;
  4. Estado Pequeno;
  5. Liberdades Individuais Amplas.

Quanto mais respostas negativas, mas à esquerda seria o posicionamento político do candidato (e de qualquer pessoa) e quanto mais respostas positivas, mais à direita.

Espectro Político Aparente 2Esta aproximação foi resultado de comentários de vários usuários, que reclamaram da simplificação da versão anterior, que colocava Bolsonaro à direita e todos os outros candidatos numa única coluna à esquerda.

Candidatos à PresidênciaDe qualquer forma, em ambos os casos, houve comentários favoráveis e desfavoráveis a cada uma das abordagens.

Um usuário até enviou uma crítica, dizendo que colocar os candidatos num simples gráfico de duas dimensões é uma simplificação exagerada.

Enviou uma imagem mais elaborada, cujo nome parece ser “gráfico de Nolan”, mas como vamos colocar os nomes dos candidatos nesse gráfico?

Gráfico de NolanA única unanimidade é que Jair Bolsonaro é o único candidato genuinamente de direita, embora tenha algumas restrições à privatização de algumas empresas públicas, principalmente a organizações e governos estrangeiros, de empresas que fazem parte de áreas estratégicas, como as petrolíferas, mineradoras e de energia.

                                            Luigi Benesilvi

 Ir para a Página Principal do Blog
Contato: spacelad43@gmail.com
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Twitter: @spacelad43