O tal “Fundo Amazônia” – Felipe Fiamenghi
(16/08/2019)
Cresci ouvindo meu pai dizer que “quando 1 esperto acorda, 5 bobos já estão na rua”. Hoje, acho que essa frase é uma bobagem. Não são 5. São 50! O que não falta no Brasil são bobos, buracos e estradas de terra.
Todo esse escândalo, sobre o corte do repasse alemão para um fundo de preservação que ninguém sabia da existência, prova o que estou falando.
O “Fundo Amazônia” foi criado durante o governo Lula, para captação de recursos a serem usado no combate ao desmatamento.
A mesma Noruega cujo governo é sócio majoritário da MINERADORA HYDRO, que atua na região amazônica, responde a mais de DOIS MIL PROCESSOS por crimes ambientais (entre eles um vazamento de lama tóxica no estado do Pará) e deve mais de 14 milhões de reais em multas.
Ou seja, é apenas um “carnê de prestações” para a VENDA DAS RIQUEZAS NACIONAIS, camuflado com o manto do preservacionismo progressista.
Primeiro, vale lembrar que a lei de uso do solo, na região amazônica é uma das mais restritivas do planeta.
Enquanto no Sul e Sudeste a propriedade deve manter 20% de mata nativa, no Norte a exigência é 80%. Ou seja, uma propriedade de 100 hectares, só pode cultivar 20 hectares.
Desmatar estes 20, porém, é ABSOLUTAMENTE LEGAL, além de necessário. (Afinal, ninguém come fotossíntese. Portanto, precisamos de alimentos).
É exatamente essa a discussão sobre os dados do INPE.
Quando o órgão divulgou aquela prévia, referia-se ao DESMATAMENTO TOTAL, verificado por imagens de satélite.
Faz-se necessária, então, a confirmação de que este desmatamento REALMENTE é ILEGAL e não apenas as áreas agricultáveis PREVISTAS NA LEI.
A divulgação prematura foi totalmente irresponsável e o presidente está coberto de razão em questioná-los.
Um órgão público, mais do que qualquer outro, deve ter COMPROMISSO COM A VERDADE.
O chilique europeu, com a exigência de confirmação do governo, não passa de um teatrinho mambembe.
Tem que ser MUITO INOCENTE para acreditar que a Europa, que devastou quase a totalidade de sua vegetação nativa, está preocupada com o desmatamento da Amazônia, que em 519 anos foi de apenas 8%.
Sim, amiguinho “ecochato”, 92% da floresta está absolutamente intacta, desde o descobrimento do Brasil
O que interessa para os gringos é o que está DEBAIXO DO SOLO.
É a exploração dos BILHÕES DE DÓLARES em recursos naturais, dentro do território brasileiro. EXATAMENTE como faz a “benevolente” Noruega, com sua mineradora criminosa.
Se estivessem preocupados com árvores, com todo o dinheiro gasto aqui, já teriam reflorestado metade do velho continente. O que, sabemos, não é o caso.
ECOLOGIA COISA NENHUMA. O problema deles com Bolsonaro, é ECONOMIA.
O presidente tirou a placa de “vende-se da nossa floresta tropical e os “donos do mundo”, que há anos leiloavam suas riquezas, ficaram putos da vida.
Só isso. Nada mais!
“Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição.” (MAQUIAVE, Nicolau)
Felipe Fiamenghi
-o-o-o-
Ir para a Página Principal do Blog
Contato: spacelad43@gmail.com
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Twitter: @spacelad43
Seu artigo é muito bom. Veja como estou divulgando:
AMIGOS E ALUNOS
Começa a aparecer as ações da nossa preciosa Vale do Rio Doce vendida pelo verme FHC para o maior traficante internacional George Soros. Poucos pessoas nascidas em Belém se dão conta de que a 100 quilômetros da capital do Pará, no município de Barcarena, funciona a maior fábrica de alumínio do mundo. Estou falando da empresa norueguesa Norsk Hydro, que se esconde como “Fundo Amazônia” criado no governo Lula para o combate ao desmatamento.
Felipe Fiamenghi foi fundo na veia. Mostrando o real interesse dos europeus na Amazônia. Um comentário fascinante.
Entenderam o motivo de muitos europeus terem interesse na morte de Bolsonaro?
https://pensa960.blog/2019/08/16/o-tal-fundo-amazonia-felipe-fiamenghi/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vamos ver se o Bolsonaro o único presidente em mais de 40 anos com o país nas mãos de canalhas ladroes consegue por ordem para o nosso país, devendo assim fechar esse congresso na maioria de canalhas e acabar com essa putaria!!!
CurtirCurtir
Infelizmente muitas pessoas não tem conhecimento da verdade e caem nas mentiras dos esquerdistas que distorcem a verdade fazendo as pessoas acreditarem que agora com Bolsonaro vai dar tudo errado, quando na verdade com Bolsonaro está se descobrindo todas as falcatruas de governos anteriores, entregando nossas riquezas naturais aos gringos. Agora a pergunta porque a Alemanha, Noruega e outros países em questão tem tanto interesse em ajudar a Amazônia e não o Nordeste tão carente. Se alguém tem a resposta me responda por favor.
CurtirCurtir
Sr. Felipe, me permita alguns comentários tópicos:
1) Não sou contra a exploração econômica da Natureza. Não sou contra o extrativismo mineral ou construção de hidrelétricas. Mas elas devem ser feitas com todo o cuidado (com tecnologias mais avançadas) para não causar danos ambientais. Por exemplo, a Samarco (da Vale) há muito tempo poderia ter adotado outro tipo de barragem, mais segura e cuja tecnologia está disponível há muitos anos, mas, por questões econômicas, não mudou. Outro exemplo: ao invés de construir grandes hidrelétricas (que causam grandes impactos ambientais), poderíamos optar em construir várias pequenas hidrelétricas, cujo impacto seguramente seria menor;
2) Como você mesmo diz, o método de monitoramento em tempo real (DETER) do INPE apenas informa a velocidade de desmatamento. Isso permite ao IBAMA, a quem compete desenvolver as ações fiscalizatórias, verificar a legalidade dos fatos denunciados e agir com mais rapidez e eficácia na repressão em eventuais crimes ambientais;
3) Quanto a hipocrisia europeia, lembro que a devastação de suas florestas começou com a Revolução Industrial no século 18. Naquela época era impossível alguém falar em preservação de meio ambiente, até porque essa destruição ocorreu “lentamente” ao longo de 200 anos… (a tal “consciência ecológica” começou nos anos 1970);
4) Quanto a informação de que destruímos “apenas” 8% da floresta amazônica, acho que o percentual é um pouco maior. De qualquer forma, isso não diminui o fato de que 8% é MUITA COISA. Isso porque, não podemos estabelecer percentuais sobre o total da floresta. Estudos indicam que, se destruirmos 50% da floresta (uma hipótese absurda, mas útil pra apontar as dimensões do problema), a FUNÇÃO CLIMÁTICA DA FLORESTA DESAPARECE.
5) Em matéria de clima, as dimensões do bioma ou do acidente geográfico importa muito. Por exemplo (e continuando com as hipóteses infantis) , se você “implodir” os morros do Rio de Janeiro isso não afetará o clima; mas se você “implodir” a cordilheira dos Andes toda a massa de ar do oceano Pacífico vai adentrar o continente e modificar por completo o clima da América do Sul (talvez haja implicações no planeta todo). Se você argumentar (continuando com a hipótese absurda) “vou rebaixar só metade da cordilheira”, a catástrofe será a mesma: as massas de ar vindas do Pacífico vencerão a baixa altitude e o clima mudará do mesmo jeito.
6) Da mesma forma não dá pra comparar as já extintas florestas temperadas europeias (que eram “pequenas” e esparsas pelo continente) com a imensa floresta tropical amazônica (contínua e única) que é maior que toda a Europa. Em razão do seu gigantismo a floresta amazônica consegue ser determinante na formação do clima de todo o continente, assim como a cordilheira dos Andes. A floresta extrai dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, ajudando a conter a temperatura da Terra. Ela também é determinante na formação no regime de chuvas em todo continente. Assim, caso eliminemos, digamos …. 30% da floresta, é plausível supor que as mudanças já sejam sentidas por toda a região. Portanto, 8% ou 10% ou 12% já é muita coisa. Estamos muito perto do limite. Vamos pagar pra ver?
7) Não precisamos ser o celeiro do mundo. O Brasil, junto com os EUA e os países do continente africano, podem dar conta do recado. Para tanto, basta que os países desenvolvidos tomem a decisão política de ajudarem os países africanos com recursos, tecnologias e assistência técnica (embora não disponha de recursos, o Brasil poderá contribuir, e muito, com seu know-how agrícola).
8) Por fim, e embora não seja importante, um pequeno comentário sobre a empresa norueguesa: a informação de que a empresa HYDRO é uma estatal norueguesa, acho que não está correta. Pelo que vi, a Noruega detém 33% do capital da empresa, e, portanto, não responde pelas políticas adotadas pela empresa.
Abraço.
CurtirCurtir
Sempre me incomodou a presença de estrangeiros na região amazônica, e o preço da bondosa preocupação do primeiro mundo é mto alto!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Por Que Europeus se Empenham Tanto em Salvar Nossas Florestas?
https://pensa960.blog/2019/08/19/por-que-europeus-se-empenham-tanto-em-salvar-nossas-florestas/
CurtirCurtir
COVID x POLÍTICA x ESQUERDA
O motivo é simples:
Não buscamos a mesma coisa.
NÓS QUEREMOS O PROGRESSO; ELES QUEREM O PODER.
O combate ao COVID no Brasil deixou isso extremamente claro.
O FOCO DELES NÃO É VENCER A DOENÇA, MAS DERRUBAR O PRESIDENTE.
A esquerda NÃO QUER UMA SOLUÇÃO. ELA QUER UM CULPADO.
O OBJETIVO É CLARO:
SUFOCAR A ECONOMIA ATÉ QUEBRAR O PAÍS, RESPONSABILIZAR O GOVERNO E, ANO QUE VEM, SE APRESENTAR COMO A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS!
“UMA MENTIRA DÁ UMA VOLTA INTEIRA AO MUNDO ANTES MESMO DE A VERDADE TER OPORTUNIDADE DE SE VESTIR.”
(CHURCHILL, Winston)
CurtirCurtido por 1 pessoa