Brasil Defende a Liberdade Religiosa em Discurso a ONU – Nestor Forster
(31/08/2019)

Agradecemos ao governo da Polônia, especialmente ao Ministro do Exterior, Sr. Jacek Czaputowicz, que organizou esta sessão, por trazer o assunto da perseguição religiosa à atenção do Conselho de Segurança.

Brasil Defende a Liberdade Religiosa 1O Brasil reconhece a Polônia como exemplo de um povo que lutou bravamente pela liberdade contra regimes totalitários.

Os brasileiros acreditam não haver melhor modo de preservar a paz e a segurança do que proteger e promover um dos mais fundamentais direitos humanos, que é a liberdade religiosa.

Parece já ser tempo que nós, como nações, que nos unimos no passado para combater a tirania e proteger a liberdade, voltemos aos princípios fundamentais e ideais que forjaram esta organização e promover o respeito universal para os direitos humanos da religião e combater a violência e a perseguição baseadas em crenças religiosas.

Hoje, quando lembramos as vidas daqueles que foram perseguidos e punidos por professarem e viverem sua fé no passado, não podemos esquecer que o ódio, a intolerância e o preconceito, infelizmente, são ainda a norma e não a exceção em muitos lugares do mundo.

Quando testemunhamos o terrível destino dos Cristãos Yazidis [do Oriente Médio] ou dos Muçulmanos Rohingyas [na Ásia], assim como a destruição de igrejas e lugares históricos de muitos países, o Brasil nota, com grande preocupação, a perseguição, discriminação e violência contra Cristãos em todo o mundo.

A liberdade religiosa está no fundamento das políticas públicas promovidas pela administração do Presidente Jair Bolsonaro, no Brasil.

Este compromisso renovado de colocar a religião no seu lugar de direito no âmbito público, leva-nos a juntar-nos ao grupo de países que proclamaram hoje, 22/08/2019, como o dia internacional de celebração das vítimas de atos de violência baseados em religião ou crenças.

O Ministro do Exterior, Ernesto Araújo, tem incansavelmente defendido a liberdade religiosa e tem externado a preocupação do Cristãos brasileiros, Católicos e Evangélicos, com a perseguição e discriminação de Cristãos sob muitos pretextos.

Brasil Defende a Liberdade Religiosa Ernesto Araújo.jpgHá um mês, no segundo encontro ministerial para promoção da liberdade religiosa em Washington, DC, a Ministra para Mulheres, Famílias e Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou a criação de um novo Comitê de Liberdade Religiosa e Crenças e outras ações para continuar a assegurar o completo exercício da liberdade religiosa em nosso país, para todas as crenças.

O governo brasileiro pensa não ser suficiente defender a liberdade religiosa e adoração na teoria. É também necessário assegurar que a fé tenha liberdade de expressão.

Por essa razão, continuamos profundamente preocupados com seguidos atos de intolerância e violência, baseados em religião ou crenças e restrições impostas por alguns países ao livre exercício da religião, seja sob alegação de pretexto religioso ou baseado em ideologias ateístas.

Ambos, governos e líderes religiosos, devem atuar em seus respectivos papéis em combater o ódio religioso e repudiar leis que restringem a liberdade religiosa.

Deixem-me terminar, lembrando o que um bispo Norte-Africano tem a dizer sobre este assunto há mais de 1.600 anos:

“Criaste-nos para Vós, ó Senhor e nosso coração está inquieto, enquanto não repousar em Vós“.

Brasil Defende a Liberdade Religiosa_Augustine.jpgVamos esperar e rezar para que o estabelecimento deste dia especial para lembrar as vítimas de perseguições religiosas contribua para eliminar o fanatismo e a intolerância, que tornam tão difícil para tanta gente atualmente, encontrar o descanso de seus corações, com foi pregado pelo Bispo Augustine no quarto século depois de Cristo.

Obrigado, Sr. Presidente.

Que Deus nos abençoe.

Nestor Forster

Embaixador do Brasil na ONU

-o-o-o-

NOTA:
Este texto foi extraído das legendas deste vídeo, publicado no Youtube, legendado por Luigi Benesilvi

-o-o-o-

Ir para a Página Principal do Blog
Contato: spacelad43@gmail.com
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Twitter: @spacelad43