Quem São os Maiores Beneficiários da Evolução Tecnológica?
(02/09/2019)

“A evolução da tecnologia na prestação de serviços não é feita para beneficiar os usuários dos serviços, embora os usuários possam ser beneficiados eventualmente. Ela é feita para beneficiar as empresas, com redução de custos e maior controle nos processos de prestação dos serviços”.

Quem são os maiores beneficiários 1Sou cliente do Banco do Brasil há mais de 20 anos e uso o telefone celular para fazer várias operações bancárias. Cada seis meses tenho que renovar a habilitação das transações, pois são automaticamente desabilitadas, sem qualquer aviso, ao final do prazo.

Sabendo isso, dia 29/8/2019 fui ao banco habilitar as transações, porque elas venceriam dia 31/08/2019 (sábado) e eu não queria ficar sem poder realizá-las logo no primeiro dia útil do mês de setembro.

Na segunda-feira, ao tentar fazer a primeira transação, recebi o aviso que meu telefone estava em carência e eu tinha que ir a um caixa eletrônico para liberá-lo.

Fui a caixa eletrônico e não encontrei qualquer atualização pendente. Um gerente veio ajudar-me e depois de várias pesquisas e tentativas, finalmente descobriu que meu aparelho havia sido desabilitado por alguma razão desconhecida.

Outra coisa que piorou no Banco do Brasil e provavelmente em outros bancos também é que antigamente eu ligava direto para o telefone do gerente e se ele não pudesse atender a ligação caia na telefonista da agência, que anotava o número para o gerente ligar para mim logo que pudesse.

Agora tenho que ligar para um 0800, ouvir as várias opções, digitar o número da agência e o número da conta e ficar ouvindo propaganda do banco até que uma gravação retorna informando que o gerente não está disponível e que alguém vai ligar tão logo seja possível, o que raramente acontece.

As poucas ligações que recebo do banco é de alguém oferecendo algum tipo de aplicação, geralmente nos finais de mês, quando estão fazendo esforços para atingir alguma meta da agência.

Dinheiro Eletronico 1Minha agência é Estilo, meu cartão de crédito do banco é Infinite e tenho investimentos em poupança, Tesouro Direto e LCA, realizados através da corretora do Banco do Brasil.

Isso acontece nas centrais de atendimento a clientes da maioria das empresas. Algumas delas têm até uma certa inteligência e cadastra o número do telefone e já identifica os dados do cliente, sem ter que fazê-lo repetir tudo a cada vez que liga ou que a ligação é interrompida.

Quando ligo para qualquer central de atendimento de qualquer das minhas várias empresas fornecedoras de serviços (telefone, internet, televisão, banco, cartão de crédito, agências do governo…), já sei que vou me aborrecer muito.

Se você se enquadrar no padrão estabelecido pelas empresas, tudo bem, você vai ter o serviço de forma razoável, mas se tiver alguma necessidade fora do padrão, as empresas não estão preparadas para empreender qualquer esforço para resolver o problema real do cliente.

Luigi Benesilvi

Ir para a Página Principal do Blog
Contato: spacelad43@gmail.com
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Twitter: @spacelad43

NOTA:
Este assunto é abordado no artigo “Tecnologia a Serviços do Controle Social”, que pode ser lido neste link.