A relativa grandeza das coisas – Luigi Benesilvi
(18/06/2022)
“A grandeza de uma coisa deve ser medida em comparação com a régua da grandeza do observador”.

Essa frase é citada num antigo conto chinês, cuja redação é mais ou menos o que segue.
Conta-se que um jovem príncipe chinês, estando intrigado com o tamanho da lua, convocou diversos sábios do reino de seu pai, para explicar a ele qual era o tamanho da lua.
O primeiro sábio falou que a lua tinha uma massa de 73 quintilhões de toneladas. Outro falou que a lua tinha apenas 1,23% da massa da terra. Um terceiro disse que a lua tinha um diâmetro de 3.474 quilômetros, medidos no seu equador. O quarto sábio afirmou que a lua tinha uma circunferência de aproximadamente 11 mil quilômetros.
Outros mais vieram com outras explicações, mas a todos, o príncipe dispensava, sem estar satisfeito com o que diziam.
Já desanimando, o príncipe foi informado, entre risos, que um camponês estava às portas do palácio, dizendo que podia explicar o tamanho da lua.
– Façam-no entrar, falou o príncipe.
O camponês veio à presença do príncipe e falou que o tamanho de uma coisa só podia ser medida pela grandeza da régua do observador.
Dito isso, pediu ao príncipe que estendesse o braço e com a mão fechada levantasse seu polegar, colocando-o em direção da lua.
– O que vê? Perguntou o camponês.
O príncipe respondeu que seu polegar obstruía perfeitamente a circunferência da lua.
– Esse é o tamanho da lua, para vossa majestade, disse o camponês.

O príncipe ficou satisfeito e mandou que dessem ao camponês muitos presentes.
Além disso, nomeou-o como seu conselheiro pessoal.
Esse conto é singelo, mas traz algumas verdades.
Por exemplo, a lua é pequena em relação à terra, que por sua vez é imensa, em comparação com uma pessoa, mas é minúscula quando comparada ao sistema solar, que, por sua vez, é ínfimo frente ao tamanho da Via Láctea e esta é insignificante em comparação ao Universo.

A mesma coisa pode ser dita em relação à sabedoria das pessoas. Uma pessoa considerada sábia, pode parecer ignorante para um sábio imensamente maior.
Uma ocasião, o Presidente do Brasil disse conhecer pouco sobre economia, tendo sido questionado por um jornalista, que o considerou despreparado para o exercício do cargo.
Jair Bolsonaro respondeu que conhecia economia o suficiente para governar, mas que, modestamente, se considerava ignorante em comparação com seu Ministro da Economia, Paulo Guedes, reconhecidamente um dos maiores economistas brasileiros.
Assim são todas as pessoas e as coisas. Algo pode parecer grandioso para uns e empalidecer diante de grandezas muito maiores.
Luigi Benesilvi
-o-o-o-
Ir para a Página Principal do Blog
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Rumble: https://rumble.com/user/Benesilvi
Bomperfil.com: @luigibenesilvi
Twitter: @spacelad43
Contato: spacelad43@gmail.com
É verdade, as grandezas são atribuídas pela “régua” de cada um.
Obter o Outlook para Androidhttps://aka.ms/AAb9ysg ________________________________
CurtirCurtir