Princípios da propaganda de Goebbels – Luigi Benesilvi
(25/03/2023)
“Uma mentira repetida incessantemente por milhares de pessoas e entidades, acaba sendo percebida como uma verdade pelo povo e até mesmo por quem a criou” – Joseph Goebbels

Quando Adolf Hitler iniciou o movimento nazista na Alemanha, em meados da década de 1920, encarregou Joseph Goebbels de fazer parte da propaganda do movimento, o que ele fez com grande sucesso, pelo menos durante algum tempo.
Goebbels descrevia os adversários, reais ou imaginários, do movimento nazista como cruéis, execráveis, abjetos, traiçoeiros, usurpadores, opressores, pervertidos e outras designações depreciativas.
Ao mesmo tempo apresentava o regime nazista e seus dirigentes como responsáveis pela defesa do povo ariano e merecedores de todo o respeito do povo alemão.
Atualmente estamos vendo vários desses princípios sendo aplicados por movimentos hegemônicos mundiais, como o comunismo, o globalismo e o islamismo.
Os princípios que Goebbels usava foram compilados e são usualmente apresentados como:
Princípios da propaganda de Goebbels
1.-Simplificação do inimigo único
Simplifique, escolhendo um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem e concentre-se em um até acabar com ele.
2.-Contágio
Divulgue a capacidade de contágio que esse inimigo tem. Mostre uma época antes perfeita e como o presente e o futuro estão sendo contaminados por esse inimigo.
3.-Transposição
Atribua ao inimigo todos os males que afligem a sociedade.
4.-Exageração e desfiguração
Exagere as más notícias, transformando um pequeno delito em mil delitos enormes, criando assim um clima de profunda insegurança e temor.
5.-Vulgarização
Transforme tudo sobre o inimigo em coisas torpes e de má índole. As ações do inimigo devem ser mostradas como vulgares, ordinárias, grosseiras e evidentes.
6.-Orquestração
Faça ressoar os boatos até se transformarem em notícias, para que sejam repercutidas pela “imprensa oficial’.
7.-Renovação
Bombardeie o inimigo com novas notícias sobre ele, para que não tenha tempo de reagir, pois ficará sufocado por elas e sempre na defensiva.
8.-Verossímilidade
Discuta a informação com diversas interpretações de especialistas, todas contra o inimigo da vez, para que ele não tenha tempo de perceber se a narrativa é verdadeira ou falsa.
9.-Omissão
Omita e oculte todas as informações que favorecem o inimigo.
10.-Transferência
Potencialize, com exageros, todos os eventos presentes, ligando-os com fatos passados desagradáveis do inimigo.
11.-Unanimidade
Busque convergências em assuntos de interesse geral, apoderando-se do sentimento produzido por estes, posicionando-os contra o inimigo escolhido.
-o-o-o-
Ir para a Página Principal do Blog
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Rumble: https://rumble.com/user/Benesilvi
Bomperfil.com: @luigibenesilvi
Twitter: @spacelad43
Contato: spacelad43@gmail.com