Clima da terra sempre mudou, mesmo antes dos humanos aparecerem por aqui
(09/04/2023)
A primeira pesquisa dos núcleos de gelo aconteceu em Vostok, na Antártida, em 1998.

O que ela encontrou foi o que o ativista climático, Al Gore, corretamente aponta, que existe uma clara correlação entre dióxido de carbono e temperatura.
“Vamos para trás no tempo agora, há 6.500 anos e aqui está como a temperatura era na terra e uma coisa que salta aos olhos é que hoje elas caminham juntas. O mais ridículo sinal que já ouvi é que a relação é na verdade muito complicada, mas existe uma relação que é muito mais poderosa que todas as outras e ela é que quando há mais dióxido de carbono a temperatura é mais quente.” – Al Gore

Al Gore disse que a correlação entre CO2 e temperatura é muito complicada, mas não diz quais são essas complicações…
Na verdade, existe um fato muito importante nos núcleos de gelo, que ele não quis mencionar.
O professor Ian Clark é um eminente paleoclimatologista do Ártico, que investiga o registro da temperatura da terra desde lá atrás, há dezenas de milhões de anos.
“Quando procuramos o clima numa escala, estamos procurando por materiais geológicos que de fato registram o clima. Se pegamos uma amostra de gelo, por exemplo, usamos isótopos para reconstruir a temperatura, mas é a atmosfera aprisionada nesse gelo que liberamos que contém a quantidade de CO2.”
O professor Clark e outros, de fato descobriram, que como Al Gore diz, existe uma relação entre o dióxido de carbono e a temperatura. Mas o que Al Gore não diz é que a relação foi tomada de forma errada.
Então, aqui estamos vendo o registro do núcleo de gelo de Vostok e em vermelho subindo de épocas antigas até épocas mais recentes, com um intervalo muito significativo durante uma glaciação e vemos a temperatura subindo e depois vemos o CO2 também subindo. O CO2 se alinha atrás desse aumento, com 800 anos de atraso. Então, a temperatura está na frente do CO2 por cerca de 800 anos.

Existem agora diversas pesquisas de núcleos de gelo e todas elas mostram a mesma coisa. A temperatura sobe e desce e depois de algumas centenas de anos é seguida pela do dióxido de carbono. Obviamente, o dióxido de carbono não pode ser a causa desse aquecimento.
De fato, podemos dizer que é o aquecimento que produz o aumento do dióxido de carbono. O CO2, claramente, não pode estar causando as mudanças de temperatura. Ele é produto da mudança de temperatura. Ele segue as mudanças de temperatura.
Os registros dos núcleos de gelo vão no cerne do problema, que nós temos aqui.
Eles disseram: “Quando o CO2 cresce na atmosfera, como gás de efeito estufa, então a temperatura sobe“.
Mas os registros dos núcleos de gelo dizem exatamente o contrário.
Então, a premissa fundamental, a mais fundamental premissa de toda a teoria das mudanças climáticas, que são os humanos que causam o aumento de CO2 na atmosfera, é mostrado que está errada.
Como pode ser que temperaturas mais altas causam mais CO2 na atmosfera?
Para entender isso, temos que entender o ponto mais óbvio. O dióxido de carbono é um gás natural, produzido por todos os seres viventes.
Poucas coisas me aborrecem mais do que ouvir gente falando que o dióxido de carbono é um poluente. Você é feito de dióxido de carbono. Eu sou feito de dióxido de carbono. Dióxido de carbono é a razão das coisas vivas crescerem.
E mais ainda, os humanos não são a principal fonte de dióxido de carbono. Humanos produzem uma fração pequena, de um só dígito de percentagem, do CO2 que é liberado na atmosfera.
Vulcões produzem mais CO2 por ano do que todas as fábricas e carros, aviões e todas as outras fontes criadas pelos humanos que produzem CO2. Mais ainda vem de animais de bactérias, que produzem cerca de 150 gigatoneladas de CO2 cada ano, comparadas a meras 6,5 megatoneladas produzidas por humanos.

E ainda, maior fonte de CO2 é a vegetação em decomposição, de folhas caídas no oceano, por exemplo.
Mas a maior fonte de CO2, de longe, são os oceanos.
Karl Wunsch, é professor de oceanografia do Massachusetts Institute of Technology. Também é professor visitante de oceanografia da Universidade de Harvard e da University College de Londres e docente visitante sênior em matemática e física da Universidade de Cambridge. Ele é autor de quatro grandes livros acadêmicos de oceanografia. Ele diz:
“O oceano é o principal reservatório para onde o dióxido de carbono vai quando sai da atmosfera e de onde é reemitido para a atmosfera. Se você aquece a superfície do oceano, ele tende a emitir dióxido de carbono. E similarmente, se você esfria a superfície do oceano, o oceano pode dissolver mais dióxido de carbono. Então, quanto mais quente é o oceano, mais dióxido de carbono ele produz. E quanto mais frios eles estão, mais CO2 eles o assimilam.”
Mas, por que existe uma defasagem de centenas de anos entre a mudança de temperatura e a mudança da quantidade de dióxido de carbono entrando e saindo do oceano?
A razão é que os oceanos são tão grandes e tão profundos que levam literalmente centenas de anos para esquentar ou esfriar. Essa defasagem de tempo significa que os oceanos têm o que os cientistas chamam de “memória das mudanças de temperaturas”. O oceano tem “lembranças” de eventos passados de até dez mil anos.

Então, se alguém diz “Ó, estou vendo mudanças no atlântico norte, isso deve significar que o sistema de clima está mudando”, mas pode significar apenas que mudou em alguma parte do oceano centenas de anos atrás, cujos efeitos estão agora se mostrando no atlântico norte.
O aquecimento atual começou muito antes da existência de carros ou luz elétrica.
Nos 150 anos passados a temperatura aumentou apenas meio grau centígrado, mas a maior parte desse aumento aconteceu antes de 1940. Desde aquele ano a temperatura caiu em 4 décadas e aumentou em 3.
Não há qualquer evidência na longa história do clima da terra de que o dióxido de carbono tenha alguma vez determinado as temperaturas da terra.
Mas se o CO2 não determina o clima da terra, o que o determina?
WideAwakeWikiMedia
-o-o-o-
NOTA
O texto acima foi extraído das legendas deste vídeo publicado no Rumble e legendado por mim.
Luigi
Ir para a Página Principal do Blog
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Rumble: https://rumble.com/user/Benesilvi
Bomperfil.com: @luigibenesilvi
Twitter: @spacelad43
Contato: spacelad43@gmail.com