Tecnologia a Serviço da Tirania – Luigi Benesilvi
(16/11/2021)
Um belo dia fui imprimir uma imagem na minha impressora HP 2540 e recebi a notificação que tinha que me cadastrar na HP para poder continuar usando a impressora com o aplicativo HP Smart, que havia recebido ao comprá-la.

Até então, sempre tinha usado a impressora sem problemas, recebendo apenas ofertas chatas de suprimentos e outras coisas de interesse do fornecedor todas as vezes que usava a impressora.
Reclamei junto a HP, por um “chat” automático inútil, por vários dias, juntamente com milhares de outros usuários inconformados.
Acabei dando um jeito de usar precariamente a impressora, com um aplicativo antigo, que não exigia o cadastramento.
Por curiosidade, fui ver o que exigiam para cadastrar-se, pensando em usar um pseudônimo, como faço com sites que exigem o cadastramento. Fui surpreendido com a exigência de nome completo, e-mail, cpf, telefone, endereço completo e outras informações pessoais, que nem a Receita Federal exige. Desisti.
Algum tempo depois a HP incluiu a possibilidade de pular o cadastramento, mas foi apenas um artifício para enganar a gente, pois depois de alguns dias a opção sumiu e a exigência de cadastramento voltou. Uma verdadeira tirania.
Parece que a comunicação da HP só tem uma via: da empresa para o comprador.
Há uns 10 anos fiz uma reclamação na HP por uma falha num tablet que havia comprado. Nunca responderam, mas até hoje recebo propagandas da empresa pelo e-mail que tive que fornecer quando fiz a reclamação.
Caso semelhante acontece com a Microsoft.
Incomodado com o fato de ter que estar logado na Microsoft para usar o Office 2016 no meu Notebook, criei um usuário local, com autoridade de Administrador, pretendendo usar preferencialmente esse usuário, sem logar-me na Microsoft. Assim fiz e ao tentar autorizar o uso dos aplicativos do usuário original, fui surpreendido com a exigência de cadastramento para poder usar o Office que havia comprado da Microsoft por uns 300 reais.

A nota que aparece é que a autorização de uso está vinculada a uma conta da Microsoft, exclusiva do usuário cadastrado. Quer dizer que, se outra pessoa da família quiser usar o Office, vai ter que estar online e fornecer os dados da minha conta.
Como estou determinado a desvencilhar-me da Microsoft, acabei comprando uma licença local do Office 2016 Pro, por 399 reais numa loja de informática.
A Microsoft tenta de todas as formas vincular o uso do Office por meio de pagamentos anuais, como faz com o Office 365. Tudo é feito para obrigar os coitados dos usuários a estarem logados ao fornecedor para usar seus produtos, tendo sempre a ameaça de banimento, se não cumprirem os requisitos exigidos.

Outro caso semelhante são os produtos do Google.
Notei que sempre que usava o navegador Chrome, meu nome aparecia no canto superior direito do aplicativo, sem que eu tivesse feito essa opção e o login passou a ser automático em todos os sites do Google, tipo Youtube, Google Drive, Gmail, Blogger e outros, sem exigência de senhas.
Passei a usar o Mozilla Firefox.
Acontecem coisas semelhantes com vários outros fornecedores, exigindo o cadastramento para usar seus aplicativos, mesmo que tenham sido pagos e possam ser usados localmente. Isso vale para qualquer meio de acesso, seja no PC ou Smartphone.
Sei que daqui algum tempo não vou mais conseguir usar o notebook no modo local, sendo obrigado a usar um usuário cadastrado na Microsoft, Google, HP, WI-FI e escambau, mas vou resistir o quanto puder, afinal faço parte da “resistência”.
Hahahaha…
Sobre o uso da tecnologia para servir às tiranias, existem dois outros arquivos, que podem ser acessados através deste link, que explica como a tecnologia está criando párias sociais em alguns países mais desenvolvidos e deste outro link, mostrando como a tecnologia está ajudando o governo comunista chinês a implantar o sistema de créditos sociais.
Luigi Benesilvi
-o-o-o-
Ir para a Página Principal do Blog
Youtube: http://www.youtube.com/c/LuigiBSilvi
Rumble: https://rumble.com/user/Benesilvi
Bomperfil.com: @luigibenesilvi
Twitter: @spacelad43Contato: spacelad43@gmail.com